segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mercados e bolsas-calma ainda não é o inferno

No artigo anterior falei sobre a descida ao inferno, mas depois fiquei a pensar que quem porventura possa ler o artigo, fique a apensar que me enganei na minha análise.
Daí sentir a necessidade do reparo.
Primeiro temos que contar com o factor tempo e depois não misturar pensamentos e análises, com previsões.
Posto este reparo passo a explicar:
-O tempo que refiro no artigo é a longo tempo, ou seja um tempo mais alargado. Como as pessoas normalmente só guardam na memória as coisas durante uns seis meses e depois esquecem. A gente vê isso nos políticos, passado uns tempos já ninguém se lembra do mal que fizeram e voltam a votar e a acreditar neles. Daí que aqui eu não queira passar pelo mesmo, isto é, que daqui a seis meses ou coisa parecida digam que eu estava enganado e daqui a uns anos já ninguém se lembre de mim.
Sendo assim o que conta é o que se espera a curto prazo e como a maioria das pessoas vivem o momento esquecendo facilmente o futuro mais longínquo mas que é importante.
Sendo assim quero aqui fazer esse alerta, para que daqui a uns seis meses não pensem que eu estava enganado. Até poderei estar, mas pelo menos faço aqui essa correcção ao pensamento que possam ter.
Quando eu refiro a descida ao inferno não é a pensar que é daqui a pouco tempo, é um período mais alargado (uns anitos).
Mas se formos fazer previsões e aí é de uma outra forma que já deve ser bem conhecido. Aí sim o resultado a curto prazo é outro, aí para a tal memória que se esvazia nuns seis meses eu digo, que a bolsa vai fazer uma correcção como é normal que assim seja, por alguma razão ligada à economia que se reflecte nas bolsas e depois vai continuar a subir. Os primeiros obstáculos estão ultrapassados, agora começa-se a caminhar na direcção correcta e como que a estruturar-se a economia para futuro de forma definitiva. Daí que se anuncie um período de serenidade e equilíbrio. Portanto sente-se aqui um sabor a vitória nesta crise que surgiu. Mas daqui a uns bons meses falaremos sobre isso a ver quanto tempo a subida dura e nunca se esqueçam que na bolsa tem que se ter sempre em conta na análise técnica, a questão temporal. Mas aqui não se trata de análise técnica é outro tipo de análise, esta sim mais espiritual a tal previsão que às vezes faço, só que aqui tocada ao de leve para não maçar.

Sem comentários: