sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ALMA DE GIGANTE



O Pepe não é só de Moncorvo!
O Pepe é um Gigante, é de todos nós, é acima de tudo uma pessoa simples e de bem.
É de todos os Moncorvenses, que se revêem nos verdadeiros valores, sem farsas nem demagogias.
O Pepe é um símbolo sem vaidade com um desprezo pela inveja, sem maldade e sem segundas intenções. Uma genuinidade no ser e no relacionamento com toda a gente, uma disponibilidade e prontidão sempre solidária. Um amigo ímpar.
Um gigante na forma de ser e de estar na vida com aquele desinteresse pelas questões materiais que o fazia apegar-se apenas ao trabalho sério e honrado, aos prazeres da pesca como mais ninguém sabe fazer.
Uma pessoa simples com um ar de Adamastor, porventura assombrosa, mas com um coração grande. Uma personagem fantástica e admirável.
O Pepe é um simples como nós, mas com um caracter, sinceridade e camaradagem de Gigante.
O Pepe conhece as margens do rio como ninguém, onde encantava não sei se os peixes ou canas de pesca, ou as águas, ou sei lá! Só sei é que nos deixava deslumbrados na arte da pesca.
Sinto mesmo muito por saber que esta amargura lhe bateu à porta, ainda mais porque eu olhava para o Pepe como uma pessoa que estava num outro patamar, bem acima de nós pelo seu humanismo.
Sempre olhei para ele de uma forma especial e só por isso julgava que nenhum mal lhe adviria, pela sua pureza e simplicidade.
Vivi dos melhores momentos da minha vida ao lado do Pepe.
Aos domingos de manhã cedinho, ainda jovens, lá íamos nós todos e o grande Pepe, que ainda sendo pequeno já era um Gigante ao nosso lado.
Eramos todos pobres, mas ele era rico na solidariedade, na partilha, na amizade.
Uma alma de Gigante.
Nunca entendi porquê, mas espalhava magia por aquelas águas todas.
Todos lhe pedíamos para ser ele a escolher o pesqueiro, ou iscar o anzol, ou para lançar a nossa cana, que ele fazia com a mesma religiosidade, mas nunca percebi que hipnose era aquela com os peixes, que nos deixava a todos maravilhados. Todos queríamos estar com o Pepe.
E assim continuou o Pepe na sua entrega àquilo que eu sempre suspeitei que era a sua magia, porque ele era mesmo um mágico na arte da pesca desportiva, até que agora soube da notícia. O meu amigo Pepe, o Gigante que sempre admirei está hospitalizado por causa de uma electrocussão no Douro.
Deixas-me lembrar quando fomos à Inspeção para ir à tropa?
Não vou entrar em pormenores, mas tu eras o nosso cicerone. Já conhecias bem aquelas ruas do Porto por onde bem cedo “tiveste que te fazer à vida” na tua arte de trolha, grande trabalhador!
Agora o apego às margens do Rio que tu adoravas como ninguém, pelo que percebi traíram-te na sorte. Não é justo.
Todos devemos estar muito tristes e por isso estar solidários, com o Pepe, este Gigante com uma alma ainda maior.
Força Pepe aguenta-te eu quero-te voltar a ver a pescar!
Um abraço puro e sincero.


Carlos Joaquim Fernandes (Pepe) IBAN PT50003504920001048490093

Sem comentários: