sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Porque morrem as aves?


Porque estão a morrer em bandos as aves e agora também os peixes e caranguejos?
As aves estão a fugir dos locais de onde se encontram. Optam por procurar outros locais e fogem em bando de forma errada, pensando que ao fugir de um certo local ou habitat, será a melhor solução. Mas tudo por fenómenos relacionados com a atitude do homem. Parece que talvez tentem também nidificar noutras zonas.
São casos pontuais, não devendo ser preocupantes. Essencialmente prende-se com alguma dificuldade a nível de habitat, que elas não sabem perscrutar.

Por si só isto pode ser um aviso, de como todas estas alterações por parte do homem (com todas estas transformações na terra como o aquecimento global) provoca estas desorientações nas aves e noutros animais. Todo o ecossistema se está a alterar e os animais reagem à sua maneira e de forma diversa.
Isto tem que ser visto como mais um alerta para o homem, puxando-o para a realidade. Que sirva de tomada de consciência e de aviso. É necessário equilíbrio na terra para evitar estas coisas. Tem que se ver a natureza como um todo investindo nessa mudança.

Tudo se paga e estamos a pagar pelos nossos erros, daí a necessidade de alterar o nosso comportamento e forma de vida. Os erros cometidos contra a natureza serão pagos. Não se actua sobre a natureza de forma racional e as mortes das aves e dos peixes agora com o frio, acontecem. O choque térmico baixa o metabolismo dos peixes e podem congelar os fluídos internos e a massa muscular, provocando a morte (segundo explicação). Estes fenómenos e outros como das baleias etc, são sinais da natureza, mas não ligamos nenhuma e continuamos neste consumismo egoísta e eis o resultado. Agimos contra a razão e a ordem natural das coisas e não entendemos isso. Acontece aqui ali e além, estes fenómenos comentam-se mas depois como são casos pontuais segue-se o mesmo caminho, esquecendo-se rápido e continuando a destruição da natureza.

Depois deste fenómeno passageiro que não se sabe bem explicar, tudo passará, voltando a completa normalidade da (destruição do Planeta), esquece-se o assunto e não se fala mais nisso ignorando-se o drama do desequilíbrio nos ecossistemas.
Tudo isto por causa de um modelo económico que assenta no consumismo e no lucro, não se investindo em politicas que travem a destruição da terra só porque isso sai caro.

Fica assim o aviso à tomada de consciência para a humanidade, que não passará disto mesmo. O dinheiro fala mais alto… a terra pode esperar.
The show must go on.

Em tempo: A explicação a isto pode ler-se por exemplo aqui não sendo de todo coincidente com a minha a acho também bem válida. Em :

http://www.publico.pt/Mundo/frio-mata-milhares-de-peixes-nos-eua-brasil-e-nova-zelandia_1473826

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=28819&bl=1


Sem comentários: