quarta-feira, 16 de julho de 2008

O IMI vai baixar para os imóveis, genial Sr Engenheiro

O anuncio do Sr. Primeiro Ministro, pôs-me logo fazer contas para ver quanto podia poupar para o ano nesse imposto.
Da maneira que vai a crise qualquer coisinha que sobre nas despesas é sempre bom.
Agora hoje ouvi dizer que essa benesse também se aplicava aos outros imóveis. E eu a pensar que esta medida era mesmo para ajudar as famílias mais afogadas com as dividas da habitação por causa desses juros que não param de subir.
Sim sei que as empresas também precisam de ser ajudadas, pelo menos as pequenas e médias, as grandes, essas toda a gente sabe que têm lucros chorudos.
Mas se o governo se recusa a aumentos intercalares nos salários, se o poder de compra se esvai, principalmente na classe média que é pilar de uma sociedade, se não houver estas medidas excepcionais, não há família que aguente, uma vez que se recusam a descer a gasolina, a taxa do IRS ou mais no IVA e inflação a disparar, claro que estas medidas cirúrgicas são boas para o nosso bolso que cada vez está mais vazio.
Mas agora hoje não entendi! Então as empresas também vão beneficiar e os proprietários de armazéns e sei lá que mais, nesse IMI?
Pus-me a pensar… depois de saber que para as empresas há outros mecanismos de ajuda para as desafogar, hum tem água no bico!
Então os Municípios vão deixar de arrecadar milhões de euros, por esse país fora. Câmaras essas já de si asfixiadas em dívidas.
Se algumas estavam com o garrote, agora só resta vê-las espernear, principalmente os seus presidentes.
Tenho ouvido dizer que as coisas lá por Lisboa, não andam a correm lá muito bem, mas António Costa já veio dizer que pagou metade da dívida.
Pelo menos falta outra metade, mas pelo corte que o Sr. Engenheiro Sócrates vai fazer no IMI, vai fazer muita mossa ao velho amigo que empurrou para a liderança daquele município, não fosse Lisboa o local dos imóveis mais caros.
Genial Sr. Engenheiro, diria eu. Com estes cortes nas receitas do IMI, não lhe vai dar margem para fazer grandes obras ao seu grande amigo. Vai continuar ofuscado dentro do partido o mais potencial rival.
Ele sabe que tem que ser assim, com a crise que ele só agora começa a sentir, esse optimista que se nega a ver a realidade e a dizer que não era previsível esta recessão. Então que se prepare para o que ainda está para vir, porque a procissão ainda não chegou ao adro.
Ás vezes faz-me pensar que aqueles senhores do governo andaram a ler o famoso livro “O SEGREDO” de Rhonda Byrne, com tanto pensamento positivo.
Parece que a politica de queimar tudo à sua volta, sem deixar nada nascer nesse sua aridez um dia vai chamusca-lo.
Uma coisa é certa,das autarquias dificilmente sairão opositores a mostrar obra e trabalho. Muito menos o António Costa, com esta medida no IMI que corta receitas e o maniata completamente. Pode descansar por mais uns tempos o “menino de oiro”

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto está muito bem ! Podes continuar . Se não escreveres é que ninguem lê . Se escreveres sempre alguem lê .Boa...