terça-feira, 11 de outubro de 2011

AMEAÇA DE COLAPSO ÀS PORTAS DE 2012

Uma crise político-financeira, está prestes acontecer nos EUA.

A par da crise que já se reclama pelas ruas do Centro Financeiro de Wall Street e se espalha ao resto do País, vamos começar a assistir aos cortes orçamentais para os quais não houve acordo antecipado pelos partidos (quer do burro quer do elefante) que levará a tensões entre ambos. Esses cortes necessários levarão a essa crise politica, essencialmente os militares e recorrentes a ajudas sociais a sofrer na pele.

A acontecer como aqui, haverá instabilidade politica e financeira, com as agências de rating a ser obrigadas a baixar a classificação de risco daquela economia, correndo este país o risco idêntico ao da Europa, com fugas do capital (para portos mais seguros) cuja força motriz é o lucro, elevando assim o preço do dinheiro, obrigando os EUA a fazer tal como (se repararam) em Portugal, a limitar-se praticamente a financiamentos em Títulos do Tesouro de curto prazo.

A Reserva Federal sem capacidade de aplicar qualquer plano, irá limitar-se a tentar gerir a crise, que cada vez aumenta à medida que a divida americana cresce.

Com a divida incontrolada devido a esta dificuldade, o  nível de desemprego, a guerra cambial com a China, queda da receita fiscal e essencialmente na falta de crescimento económico, com o petróleo a teimar em ficar em alta, entre outras coisas, vai fazer com que os níveis de endividamento voltem novamente a vir à tona, atingindo a curto prazo o novo tecto autorizado pelo congresso, tornando-se numa “pescadinha de rabo na boca”, a voltar à recessão implantada.

Agora falta só começar a assistir ao que estamos a ver por cá, os bancos a ter que assumir perdas, alguns à beira da falência e o Estado ou melhor… Obama que vai fazer?

Como salvar a América?

Quero ver a China como se comporta, País este que já dá o Euro como moeda perdida, que vai achar do Dólar e daquela economia!?

Vai querer salvá-la como aqui “não” quer a Alemanha?

Ou vai a América implodir a seguir à Europa?

Isso a acontecer o processo não será tão lento.



Só resta esperar mas acho que a FED ainda vai "sacar algum coelho da cartola". Dilui mais uma “sacada” de dólares no sistema e pronto “empurra com a barriga” a bomba que está prestes a estoirar nas mãos de todos nós.

Parece que tudo se precipita para finais de 2012…

1 comentário:

muntantes disse...

e possivel de um colapso aqui no brasil em 2012